4 benefícios que sua empresa pode oferecer para reter talentos

Em um mercado de trabalho no qual está cada vez mais difícil de encontrar profissionais qualificados, os benefícios oferecidos pelas empresas podem ser fatores decisivos para um talento mudar de emprego ou permanecer no mesmo. Algumas das principais vantagens de oferecer benefícios aos funcionários são melhorar a proatividade e engajar os funcionários, diminuir a rotatividade de colabores e gerar uma boa reputação da empresa tanto para possíveis talentos quanto para outras empresas. Mesmo assim, as empresas que querem oferecer benefícios podem esbarrar na dúvida de qual deles escolher entre os disponíveis. Pensando em ajudar nesta questão, separamos os quatro mais valorizados no mercado atual.

1. Plano de previdência privada

Um dos benefícios mais desejados pelos colaboradores atualmente é o plano de aposentadoria. Com a crise política e econômica e a descoberta de muitos casos de corrupção, o plano de previdência social oferecida pelo governo (INSS) dá sinais de enfraquecimento.
As pessoas querem ter o futuro assegurado e, por isso, oferecer um plano de previdência privada na gestão de benefícios da empresa pode reduzir drasticamente o índice de turnover (rotatividade). Além disso, terão a tranquilidade de contar com uma melhor qualidade de vida no futuro.

2. Flexibilidade do trabalho

O novo perfil de trabalhadores é mais engajado com a internet e com o uso de dispositivos móveis. Aliando essas características com as condições de transporte cada vez piores e o grande tempo perdido com locomoção todos os dias, os colaboradores anseiam por mobilidade nas tarefas.
Poder trabalhar do próprio computador ou dispositivo móvel, em casa ou em qualquer outro lugar com acesso à internet, além de poder definir seu próprio horário de trabalho, tanto no escritório como fora dele, figuram como dois dos benefícios mais valorizados atualmente. Essas oportunidades proporcionam inúmeros benefícios, tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Veja alguns abaixo:

  • Reduz custos com transporte dos colaboradores;
  • Diminui a necessidade de infraestrutura física;
  • Reduz faltas sem justificativas e atrasos;
  • Aumenta o tempo de produtividade;
  • Aumenta a qualidade de vida;
Muitas empresas estão se atentando a isso e estudam formas de oferecer postos de trabalho remotos e horários flexíveis como partes de seu pacote de benefícios.

3. Ambiente de trabalho

Muitos profissionais valorizam o ambiente de trabalho mais do que o salário. Mas que não seja somente amigável, confortável e com liberdade de atuação. Eles anseiam também por uma estrutura que ofereça áreas de descanso, descontração, conversas e até mesmo academia de ginástica. Tudo integrado para melhorar a qualidade de vida no trabalho pensado especialmente para aqueles que a utilizam.

4. Plano de saúde

Deixamos o melhor para o final: o plano de saúde! Ele está entre os benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Assim como a previdência social, a saúde pública pode entrar em colapso a qualquer momento e o sistema não dará mais conta de atender a demanda. Muitos negócios já identificaram esse desejo dos colaboradores e até as pequenas empresas oferecem o plano de saúde em sua gestão de benefícios.

Mas, qual deles escolher?

Ao realizar um comparativo, é fácil notar que os profissionais de hoje buscam por melhores condições de trabalho para obterem mais qualidade de vida.
A única maneira de saber o que seus colaboradores realmente desejam é fazer uma pesquisa e estudar o perfil de cada um (estrutura familiar, maiores preocupações, sonhos, problemas etc.) para investir em benefícios que eles realmente deem valor. Assim, eles ficarão mais felizes e a empresa poupará dinheiro com investimentos inadequados.
A empresa ainda pode se surpreender com os benéficos que são mais almejados por cada profissional atualmente. Por isso, deixe o achismo de lado. Faça uma pesquisa individual e baseie- se em dados reais para escolher os benefícios certos.
Pense nos seus colaboradores e pergunte o que faria mais sentido para eles. Além dos presentes na lista, eles podem buscar muito por benefícios como auxílio escola, farmácia, pacotes de academias e atividades físicas, cursos presenciais e online, entre outros.
Além de melhorar o desempenho com maior motivação, os custos podem ser menores do que imagina. Uma boa gestão de benefícios é parte fundamental da estratégia de negócios.
E você, quais benefícios oferece na sua empresa? Como definiu eles? Conte para a gente nos comentários!
Além disso, não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas e nos acompanhe nas redes sociais!