5 dicas para incentivar o respeito à diversidade no trabalho
Cada vez mais se comprova a importância de diversidade dentro de uma empresa (falamos sobre isso no nosso post sobre nosso certificado WEPs). E, como estamos no mês do orgulho LGTBQIA+ começamos a nos questionar em como garantir que todos respeitem a pluralidade no ambiente de trabalho.
De acordo com uma pesquisa realizada para a rede social Linkedin metade das pessoas LGBTQIA+ que responderam a pesquisa afirmam já terem assumido totalmente sua sexualidade ou identidade de gênero aos seus colegas de trabalho.
Porém, 35% afirmaram já terem sofrido algum tipo de discriminação, velada ou direta. Além disso, 81% das pessoas LGBTQIA+ entrevistadas dizem que ainda falta muito para que as empresas os acolham melhor, enquanto 67% das pessoas heterossexuais que responderam fazem a mesma afirmação - mostrando as diferentes percepções.
Mas afinal, quais são os principais benefícios em promover a diversidade em sua totalidade dentro da empresa?
Benefícios da diversidade para a empresa
Uma empresa com mais diversidade tem diversas formas de solucionar problemas, melhorando os resultados apresentados por ele, que ocasionam em um maior crescimento.
Além disso, com uma menor taxa de conflito, o clima na empresa fica bem mais agradável para todos e contribui para uma maior satisfação e engajamento dos colaboradores. Evitando a rotatividade e o burnout dos funcionários.

E o que você pode fazer para respeitar a diversidade no trabalho?
1. Não julgue pela aparência
Uma das maiores coisas que todo o movimento LGTQIA+ nos ensinou é que não precisamos fechar as pessoas em estigmas e padrões de acordo com o jeito com o que eles se vestem, falam ou o que consomem.
2.Pesquise sobre o tema e mantenha a mente aberta
Pesquise, leia livros, acompanhe influenciadores e aprenda termos neutros e como você pode apoiar o movimento LGBTQIA+. E, principalmente, mantenha a mente aberta para todas as pessoas, sexualidades e identificações de gênero.
Converse e tente entender a jornada individual de cada um, além de se aproximar do colega de trabalho - que ajuda muito que todo o processo seja mais fluído e mais descontraído -, ainda quebra diversos estigmas que foram ensinados à você.
3. Reconheça o talento e as qualidades da pessoa
A sexualidade ou identificação de gênero de alguém não implica no trabalho dela e, muito menos, da produtividade e qualidade da realização de demandas.
Assim, reconheça as ações, a ética que ela tem no trabalho, como ela realiza o trabalho e a forma que ela ajuda a trazer inovação para a empresa.
4. Tenha em mente que LGBTQIA+fobia mata
O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo, segundo a pesquisa da ONG Transgender Europe (TGEU), principalmente trans e travestis. Então, sempre tenha em mente que ser uma pessoa LGTBQIA+ é resistir, diariamente.
As questões acerca da vida deles envolvem essa violência que tem como fundo o preconceito e que as oportunidades dadas a cada um eles ajudam que o LGBTQIA+fobia diminua e a violência diminua.
5. Aprenda e respeite
O mais importante sempre: lembre-se de que precisamos aceitar e respeitar a todos, esse é o princípio e a ação mais importante. Desde o processo seletivo até o dia a dia na empresa serão mais leves e melhores.
Além disso, o movimento LGTQIA+ é um dos que mais trouxe vitórias, principalmente em questões de Legislação:

Eles nos ensinam, diariamente, a respeitar a pluralidade de cada um, em todos os ambientes. Que tal levarmos esse ensinamento para a vida?
Com essas dicas, vamos juntos garantir que todos se sintam bem e incluídos em todos os ambientes? Queremos saber como a sua empresa garante a diversidade! Nos conte em nossas redes sociais!