A importância de um acompanhamento focado em Covid-19 na sua empresa

As empresas foram muito impactadas desde o começo da pandemia do novo coronavírus. Diversas medidas para proteger e evitar casos graves de Covid-19 foram adotadas e passaram a fazer parte do cotidiano delas. Porém, muitas ainda não possuem um acompanhamento especializado com foco em Covid-19.

No terceiro semestre de 2020, 1 em cada 10 acidentes de trabalho eram de Covid-19, afastando 10,8 mil trabalhadores de julho a setembro de 2020, tendo um aumento de 246% em relação aos três meses anteriores.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chamada Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, 38,6% das empresas em funcionamento no Brasil, na primeira quinzena de agosto de 2020, informaram que a pandemia do novo coronavírus afetou negativamente suas atividades.

Quando se faz um acompanhamento de Covid, a organização consegue prevenir as contaminações e afastamentos pela doença, além de se ter definido quais procedimentos devem ser seguidos caso ocorra de algum colaborador ser infectado.

Por isso, no #BlogHBit desta semana vamos ver a importância de se ter um cuidado especializado dentro da organização.

Importância do acompanhamento da Covid-19

Prevenção de novas infecções

Uma das melhores formas de lidar com a Covid-19 é evitar a infecção, por meio das medidas de prevenção. Por isso, um acompanhamento e definição de protocolos de funcionamento para que se evite a contaminação, principalmente de mais de um colaborador, é muito importante.

Essas medidas de prevenção podem ser fornecer álcool em gel e máscaras para todos os colaboradores que precisam trabalhar presencialmente, garantir distanciamento entre uma pessoa e outra, principalmente em momentos de refeição, até fornecer informações e dados a respeito da doença.

Fortalecimento da cultura de prevenção

Mesmo focando em Covid-19, todas as medidas auxiliam a empresa a fortalecer e instaurar uma cultura de prevenção, tanto de acidentes como de outras doenças.

Essa cultura pode auxiliar a evitar gastos com pagamento de acidentes de trabalho, como a própria Covid-19 pode se enquadrar, com processos jurídicos advindos de indenizações, com afastamentos e rotatividade dos funcionários.

Cuidado com o colaborador

Quando a organização cria protocolos para evitar a doença, ela está cuidando da saúde e bem-estar do funcionário, que já lida com questões emocionais de enfrentar a Covid-19. Assim, você passa para o profissional o quanto ele significa para a empresa e protege cada um individualmente e o time como um todo.

E essa atenção pode trazer mais resultados ainda: ao sentir que são bem cuidados, e que há uma preocupação com o bem-estar pessoal deles, os colaboradores passam a produzir e se engajar mais em assuntos da empresa e ao seu trabalho, faltam menos e sentem que pertencem à empresa, trabalhando na mesma organização por mais tempo.

Acompanhamento de informações e dados

Quando se tem uma frente de ação em Covid-19, pode-se saber com mais facilidade os números da doença na empresa, podendo realmente analisar todos os impactos e o sucesso dessas medidas.

Com um acompanhamento focado, pode-se fazer uma investigação de surtos, para evitá-los, além de indicar quais pontos auxiliaram e, realmente, trouxeram resultados para a organização.

Mais para frente, também mostrará o quão efetivo foi o trabalho da empresa para conter a Covid-19, mostrando a possibilidade de ação e resposta em momentos difíceis.

Sabemos como é difícil criar protocolos e ações voltadas para a Covid-19, de forma concreta. Por isso, vamos apresentar um webinar gratuito: Estamos relaxando com a Covid-19? no qual serão apresentados os erros mais comuns na adequação do ambiente de trabalho para Covid-19 e terá como palestrantes o dr. Eduardo Gonçales, que é infectologista, sócio fundador da empresa Infectoria Consultoria Médica, e Milene Marmol, enfermeira e líder de saúde da HealthBit.

O evento abordará quais os principais erros que as empresas cometem quando vão adaptar o ambiente de trabalho, além de serviços prestados direcionados à COVID-19, como:

  • Criação de protocolos individualizados de prevenção;
  • Criação de fluxos e processos de trabalho;
  • Capacitação e treinamento;
  • Acompanhamento de casos por telemedicina;
  • Investigação de surtos;
  • Criação de indicadores de resultados;
  • Assessoria para certificação COVID-Free.
  • Para saber mais sobre o evento, acompanhe nossas redes sociais!