Qual a importância da campanha do Agosto Dourado?

O mês de agosto passou a ser conhecido como Agosto Dourado, por conta da campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Ainda segundo a OMS, o leite materno é seguro, limpo, contém anticorpos que ajudam a proteger contra muitas doenças comuns da infância e fornece toda a energia e nutrientes que o bebê precisa nos primeiros meses de vida e continua a fornecer até metade ou mais das necessidades nutricionais de uma criança, até depois do segundo ano de vida.

Mesmo sabendo dos diversos benefícios que o aleitamento materno traz tanto para a mãe quanto para o bebê, no #BlogHBit de hoje vamos falar sobre a campanha de agosto dourado e a sua importância.

A campanha

O Agosto Dourado é uma iniciativa mundial com atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. No Brasil, a Lei nº 13.435/2.017 determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:

  • Realização de palestras e eventos;
  • Divulgação nas diversas mídias;
  • Reuniões com a comunidade;
  • Ações de divulgação em espaços públicos;
  • Iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Também é realizada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), criada em 1992, onde a cada ano é definido um tema e, a partir dele, são realizadas diversas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo, focando na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

O tema deste ano é “Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada” e os objetivos são:

  • Informar as pessoas sobre a importância de proteger o aleitamento materno;
  • Ancorar o apoio à amamentação como uma responsabilidade essencial de saúde pública;
  • Interagir com pessoas e organizações para um maior impacto;
  • Promover ações de proteção ao aleitamento materno para melhorar a saúde pública.

A campanha também é representada por um laço dourado que simboliza toda a campanha e quem faz parte dela:

img

A importância da campanha

A campanha tem o objetivo incentivar e ajudar a promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança. Uma das principais formas é informar a sociedade sobre a importância de adotar e implementar medidas e políticas que facilitam e encorajam a amamentação, pois, como o próprio laço representa, sem o apoio de todos a amamentação não é bem sucedida.

Isso pode ser feito abordando os mitos e verdades sobre o aleitamento materno e apresentando dados e informações que frisam os impactos positivos da amamentação para os bebês, mães e sociedade.

O aleitamento materno é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações, já que, de acordo com a OMS, a amamentação é a maneira ideal de fornecer às crianças os nutrientes que elas necessitam para um desenvolvimento saudável.

É sempre necessário falar sobre este assunto porque, segundo o Ministério da Saúde, criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é uma responsabilidade da sociedade.

E a campanha traz resultados realmente efetivos: de acordo com o Ministério da Saúde, os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020.o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período.

Não deixe de incentivar e apoiar a campanha do Agosto Dourado! Siga a HealthBit nas redes sociais para saber mais informações sobre o aleitamento materno.