CIPA: por que ela é importante para a saúde do trabalhador?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecida como CIPA, é um comitê da organização que tem o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e de buscar soluções para as principais causas desses imprevistos na empresa, sendo muito importante para a saúde do trabalhador.

A CIPA foi criada por conta da grande quantidade de acidentes de trabalho que acontecem no Brasil e no mundo. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos. Dessas mortes, de 2012 a 2020, 21.467 foram de brasileiros, representando uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais.

Hoje, muitas empresas não veem mais seus colaboradores como meros empregados, mas se preocupam com sua saúde e segurança, pois sabem que um trabalhador saudável e fisicamente seguro produz muito mais e melhor. Por isso, no #BlogHBit vamos falar sobre como a CIPA possui papel fundamental em toda essa mudança.

O que é a CIPA

Como já dissemos, CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Normalmente, as CIPAs das empresas possuem, pelo menos, um representante dos funcionários e um do empregador e é regulamentada pela norma NR5. Ela surgiu no ano de 1944, época em que houve muitas mudanças em relação às leis trabalhistas no Brasil.

É importante que as empresas mantenham a CIPA dentro de seus próprios ambientes, uma vez que ela contribui grandemente para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Isso porque, entre as atribuições da comissão está a busca pela prevenção dos acidentes. E, a partir do momento em que se investe em prevenção, é notável a redução de custos com os tratamentos para acidentes e doenças de trabalho.

A CIPA pode atuar em conjunto com a área de recursos humanos?

Não só pode, como deve. A CIPA, em conjunto com as áreas de saúde e recursos humanos da empresa, pode ajudar a estabelecer estratégias de cuidados com a saúde do trabalhador.

É preciso estimular os funcionários a participarem ativamente desse processo de segurança do trabalho. Assim, cada um irá se sentir no direito e, também, no dever de apontar erros e buscar soluções práticas em prol da saúde e segurança no seu local de trabalho.

Como a CIPA contribui para a melhoria da saúde do trabalhador?

img

A CIPA possui um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e saúde do trabalhador. Este fato se deve ao poder que essa comissão tem de fiscalizar e detectar possíveis pontos de risco dentro do ambiente de trabalho.

Isso porque a CIPA avalia equipamentos, máquinas e ambientes e atesta o nível de ameaça que todos esses fatores representam à segurança do trabalhador. Desta forma, a comissão consegue trabalhar para implementar formas e soluções a fim de assegurar a integridade física e a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Além de fiscalizar e trabalhar na prevenção contra acidentes e doenças de trabalho, a CIPA também sugere a realização de cursos e campanhas de conscientização dos trabalhadores.

Com isso, todos os anos ocorre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), uma semana obrigatória em que são realizadas palestras para orientação e conscientização dos funcionários. Assim, todos eles trabalham de forma a reconhecer, com facilidade, situações de risco no ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva para sua própria segurança e bem-estar.

A CIPA mostra claramente que, quando se trata de segurança e saúde do trabalhador, não há que se falar em gastos, mas sim em investimento, afinal de contas, funcionário seguro e saudável é sinônimo de prosperidade para qualquer empresa.

Uma das formas de inovar nas ações da CIPA é fazer da SIPAT um momento muito desejado para os seus colaboradores. Para isso, a HealthBit lançou o Pacote SIPAT, que conta com produtos exclusivos que abordam os assuntos da SIPAT de maneira leve e dinâmica. E cada um desses produtos podem ser personalizados de acordo com o tema escolhido pela sua empresa. Cadastre-se e saiba mais!