Como incentivar os colaboradores a terem uma alimentação saudável

Existem diversas pesquisas que apontam a importância de se alimentar bem, tanto para o corpo quanto para a mente. E o processo não é diferente quando é relacionado aos funcionários da sua empresa, mas no dia a dia eles podem acabar se esquecendo disso, então, sempre fica a dúvida de como pode incentivar os colaboradores a se alimentarem melhor.

Muitos já sabem que por meio da alimentação conseguimos obter mais nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, fibras e diversas substâncias que são essenciais para a saúde e qualidade de vida.

Além de melhorar a saúde física, a alimentação pode ajudar na saúde mental. Uma análise feita por uma pesquisadora do University College, no Reino Unido, em que comparou dados de 41 artigos científicos sobre o tema, aponta que incluir alimentos anti-inflamatórios na dieta é mais saudável e pode ajudar a prevenir a depressão.

Dia 7 de junho, também, é o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, que tem o objetivo de chamar a atenção para ações que ajudem a prevenir, detectar e gerenciar os riscos de origem alimentar.

A data, então, contribui para a segurança alimentar, saúde, direitos humanos, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.⁠

Focando em como a alimentação impacta a vida das pessoas, principalmente para um bom rendimento no trabalho, no #BlogHBit desta semana vamos falar sobre a importância da boa alimentação para o colaborador e como incentivá-los a se alimentarem melhor.

Importância da boa alimentação para o colaborador

Como a alimentação saudável influencia diretamente na saúde e bem-estar das pessoas, isso pode se refletir na forma como o colaborador trabalha. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos funcionários podem elevar sua produtividade seguindo uma alimentação saudável.

Alguns outros benefícios para o funcionário, e para a empresa, são:

  • Menores taxas de absenteísmo por adoecimento;
  • Mais disposição;
  • Melhor rendimento nas atividades ao longo do dia;
  • Melhora na concentração e memória;
  • Maior comprometimento;
  • Melhora do humor;
  • Redução de acidentes de trabalho;
  • Melhora a qualidade de vida.
  • Assim, podemos entender a importância de incentivar que seus colaboradores tenham uma boa alimentação, porém, como pode-se fazer isso?

    Como incentivar os colaboradores a se alimentarem melhor

    Leve informação aos colaboradores

    Uma forma de ajudar o funcionário é informá-lo sobre alimentação, fazendo campanhas ou enviando informativos com dados sobre a importância de se ter uma boa alimentação, com dicas de como se alimentar bem no cotidiano de cada um, além de informações sobre alimentos nutritivos de cada período do ano.

    Outra forma de levar essas informações é por meio de palestras e ações internas para incentivar a melhora da alimentação.

    Isso ajuda muito o colaborador para que ele mesmo entenda e possa aplicar e seguir uma dieta equilibrada tanto dentro quanto fora da empresa.

    Sempre debata e fale a importância de uma boa alimentação

    Alimentar-se bem vai muito além de comer alimentos saudáveis: também é manter práticas saudáveis de alimentação, como realizar todas as refeições que servem para que nosso corpo tenha a energia e os nutrientes necessários para o seu dia.

    Por isso, enfatize, sempre que possível, a importância de fazer as refeições como café da manhã, almoço e jantar. E relembre seus colaboradores no dia a dia sobre atitudes que acabaram se tornando rotineiras, mas que devem ser evitadas, como passar longos períodos sem se alimentar, substituição de refeições principais por lanches e o consumo de produtos ultraprocessados.

    Facilite o acesso ao acompanhamento nutricionista

    Reforce a necessidade de se consultar com o especialista e facilite esse acesso. Isso pode ser feito por meio do plano de saúde fornecido pela empresa e também por grupos de apoio e indicação de profissionais pelos colegas.

    Uma outra forma é fornecer uma consulta gratuita com algum nutricionista conhecido pela empresa ou que foi contratado por ela.

    Promova planos e grupos de nutrição

    Faça planos de nutrição em que diversos colaboradores se juntem para alcançarem um único objetivo: serem mais saudáveis. Um estudo divulgado pelo jornal Daily Mail apontou que uma pessoa que adere a um programa de emagrecimento em grupo perde, em média, cinco vezes mais peso do que a pessoa que tenta emagrecer sozinha.

    Assim, promova os planos e/ou grupos de nutrição, onde os colaboradores podem se incentivar e se inspirar a se alimentarem de forma mais saudável no dia a dia.

    E já pensou em unir em um só programa apoio para melhorar a alimentação e a prática de exercícios? A HealthBit desenvolveu o Programa de Nutrição e Movimento nas Empresas, em parceria com a empresa Seja One, que conta com especialistas para ajudar na melhora da nutrição e da prática de atividades físicas dos talentos da organização.

    O principal objetivo do programa é desenvolver grupos para acompanhamento nutricional e físico para uma melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e casos graves, com plano alimentar saudável e rotina de exercícios.

    Para saber mais, acesse o índice do programa e entre em contato conosco pelo e-mail larissa.dias@healthbit.com.br