Como motivar sua equipe durante a quarentena e o trabalho remoto?

Com o atual cenário no país, gestores tiveram que reinventar a forma de trabalhar e se adaptar ao home office. Algumas empresas já ofereciam o benefício como parte da cultura da empresa - como sempre foi aqui na HealthBit, enquanto outras se sentiram obrigadas a se adaptar ao novo estilo de trabalho remoto. Mas agora, sem a opção de encontros semanais ou diários no escritório e com o país em quarentena, com recomendações da OMS para ficar em casa, qual é a saída para motivar a equipe?

Esse dilema é o que vem tirado o sono dos gestores brasileiros, como mostra uma pesquisa realizada com 387 profissionais. A maior dificuldade que eles encontram durante a pandemia e o trabalho remoto é manter a equipe motivada, além da falta de proximidade física. Eles também relataram dificuldades em controlar e manter a qualidade das entregas e garantir o cumprimento da carga horária correta.

5 dicas para motivar sua equipe, mesmo em isolamento físico

Confiança

O primeiro passo é um dos mais importantes: confiar! Parece simples, mas muitos gestores ainda sofrem com essa falta de confiança em um colaborador. Se esse funcionário passou no processo seletivo e é qualificado para o cargo, apenas confie e o trate como um adulto responsável. Mas vale lembrar que a confiança tem que ser mútua, então mostre para seu colaborador que ele também pode confiar nas lideranças do time.

Um estudo da PayScale revelou que quanto mais os funcionários sentem a confiança, mais felizes são e menos propensos a procurar um novo emprego, como mostra essa reportagem da Business News Daily.

Criar uma política de portas abertas, na qual os funcionários possam se comunicar com você sobre suas preocupações, sem nenhum medo de julgamento ou retribuição e dar a liberdade dos funcionários opinarem e tomar ações proativas e decisões podem ajudar nesse novo relacionamento de confiança.

Reuniões mais interativas

As reuniões remoto podem ser mais difíceis de conduzir porque nem sempre é possível fazer o contato visual, mas mesmo assim é possível tornar as reuniões mais interativas. É claro que gestores e líderes podem incentivar as pessoas a abrirem as câmeras mas não deve ser algo obrigatório. Por mais que fique uma reunião mais pessoal, isso pode causar desconforto para o colaborador.

Então, para a reunião ficar mais interativa e não causar desconfortos, a ideia é que seja incentivado que os funcionários dividam as opiniões e sugestões. Assim, eles se sentem parte de uma equipe e que estão fazendo a diferença na empresa, minimizando os efeitos do isolamento.

Workshops

Os workshops entraram no gosto de trabalhadores há muito tempo e as pessoas sempre estão em busca de aperfeiçoamento, seja de um assunto profissional ou até mesmo pessoal. Para ajudar a motivar a equipe, mesmo em isolamento físico, uma boa alternativa é oferecer diversos workshops.

Na HealthBit, os workshops acontecem geralmente às sextas-feira através da plataforma Google Meet (antes da quarentena eram presenciais). Os assuntos são diversos e variam com temas que podem agregar na vida pessoal do colaborador, também. Por aqui é incentivado que qualquer um pode elaborar um conteúdo e apresentar e a aderência é quase 100%.

Após a apresentação, todos são convidados a debater o assunto, tirar dúvidas e fazer comentários. Alguns assuntos que já foram abordados na HealthBit foram: Comunicação Não Violenta, Inteligência Emocional, LGPD e Saúde, Excel e Empoderamento da Mulher.

img

Coffee break

Na rotina presencial em escritório, automaticamente, as pessoas conversam sobre assuntos paralelos ao do trabalho, compartilham novidades e fazem uma pausa para um café da tarde… Então por que não oferecer esta mesma dinâmica de forma digital?

Semanalmente o time pode fazer encontros para “bater papo” e dividir como tem sido essa nova rotina de trabalho e estilo de vida. Para equipes com muitas pessoas, uma boa sugestão é fazer sorteio para montar grupos de conversa.

É claro que para ser um momento gostoso é importante que seja um convite e não uma atividade obrigatória e que as conversas aconteçam sem julgamentos.

Meditação e saúde mental

Não é novidade para ninguém que a HealthBit preza muito pela qualidade de vida e o cuidado com a saúde mental de toda a equipe. Já compartilhamos aqui no blog como a HBit está cuidando da saúde mental dos colaboradores durante a pandemia e também já demos boas razões para incluir a meditação na rotina de trabalho.

Corpo e mente de uma pessoa precisam estar em harmonia para que outras áreas da vida também estejam. Cuidar da saúde mental do seu funcionário é um investimento e também uma boa forma de motivar a equipe mesmo trabalhando remotamente. Além disso, outros benefícios agregam como redução de estresse, concentração e produtividade.

Vale lembrar que as dicas para motivar um funcionário durante a quarentena e o home office também podem ser utilizadas, com algumas adaptações, na rotina presencial. Estamos vivendo um período atípico e logo essa situação vai passar e sairemos mais forte do que entramos, com mais experiências e habilidades.

Não deixe de acompanhar o #BlogHBit para mais dicas e novidades de Gestão de Saúde, Gestão de RH e Saúde do Trabalhador.