Cuidados com o calor durante o verão

Dia 21 de dezembro começa o verão e, com ele, o Brasil é acometido por uma maior onda de calor.

Também é durante essa estação que passeios às praias, piscinas e parques são mais frequentes, o que significa que é preciso estar atento e tomar alguns cuidados para lidar melhor com o calor.

Isso é bastante necessário porque o clima vai mudando nosso corpo e o afeta de formas diferentes. E com o calor que acontece durante o verão não é diferente.

Por isso, vamos falar sobre alguns cuidados necessários para cuidar mais do seu corpo e de você durante o verão.

Como o calor afeta o nosso corpo

Antes de falar sobre os cuidados, precisamos falar sobre o que o calor pode causar no nosso corpo. Assim, podemos entender cada vez mais a necessidade de se cuidar durante essa estação.

O médico Jamiro Wanderley, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em entrevista ao portal Olhar Digital, disse que o corpo humano possui uma boa capacidade de adaptação, tanto em temperaturas altas quanto em temperaturas mais baixas, porém uma mudança brusca na temperatura faz com que pessoas que não estão acostumadas pode acarretar em problemas mais severos.

O principal problema que pode acometer as pessoas é a desidratação, por conta do corpo passar a transpirar mais e precisar de mais líquido. Os sintomas são: sede constante, pouca urina, falta de suor, pele e lábios secos. E, em casos severos, pode levar a uma redução dos batimentos cardíacos e até mesmo à uma febre baixa.

De acordo com o médico, o calor pode dificultar o funcionamento das enzimas no corpo humano, o que pode levar a pessoa a sentir uma moleza e até ter quadros de desmaio. Além de poder resultar em pressão baixa.

Também é preciso se atentar aos efeitos do calor em um trabalhador. Uma exposição prolongada ao calor excessivo durante o trabalho pode ocasionar:

  • Aumento da irritabilidade;
  • Fraqueza;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Incapacidade para concentrar-se.

Nos casos mais graves, também pode ocorrer desidratação, erupção, que são vesículas roxas na área afetada da pele, e câimbras, que são espasmos e dor nos músculos do abdômen e das extremidades. Além de palidez, fraqueza, dor de cabeça, tonturas e náuseas.

Cuidados com o calor durante o verão

Exposição ao sol
img

É muito importante tomar cuidado com a exposição ao sol porque justamente a exposição excessiva aos raios ultravioletas, UVA e UVB, liberados pelo sol, é o principal fator de risco para o câncer de pele. O problema é agravado pelo aumento da exposição solar e a longevidade cada vez maior da população.

Já fizemos um post falando sobre o câncer de pelee como se prevenir e vamos retomar algumas das dicas para evitar a exposição ao sol neste post:

  • Evitar exposição solar das 10h às 16h, quando a radiação é mais intensa;
  • Proteger-se com chapéus e roupas;
  • Aplicar protetor solar 30 (FPS 30) ou acima pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a cada 2 horas, principalmente quando entrar na água ou transpirar muito;
  • Mesmo na sombra ou em dias nublados é importante se proteger: luz refletida na areia, concreto e água também atingem a pele e raios solares mais perigosos atravessam nuvens e neblina;
  • Se houver queimaduras com vermelhidão e ardência a indicação é um banho morno/quase frio e hidratante, mas se houver prostração e febre é importante buscar atendimento de saúde.
Alimentação

Outro ponto que merece atenção durante o verão é a alimentação, que sofre alterações nesse período. E algumas dicas para cuidar dela são:

  • Lembrar-se de se hidratar muito;
  • Comer muitas frutas, de preferência trazidas de casa para evitar intoxicações alimentares;
  • Comer frutas e legumes ricos em caroteno e em vitaminas, tais como melancia, couve, cenoura e tomate, deixam a pele mais protegida contra raios solares.

Fique ligado nos posts do #BlogHBit para saber mais sobre diversas doenças e como melhorar e cuidar da sua saúde.