Dia da Inovação: Inovações que a HealthBit traz para a gestão de saúde das empresas

Dia 19 de outubro é o Dia Nacional da Inovação. A data foi criada para lembrar e celebrar o primeiro voo bem sucedido com um dirigível feito por Alberto Santos Dumont, ao redor da torre Eiffel, em Paris, no ano de 1901.

Pensando nessa data, no #BlogHBit desta semana vamos falar sobre as inovações da HealthBit para a gestão de saúde da sua empresa.

HealthBot: Big data como aliada na gestão de saúde

O HealthBot, tecnologia criada pela HealthBit, é um programa de análise de dados que utiliza ferramentas de Big Data para analisar os dados de empresas no Brasil que contam com muitas vidas e, assim, grandes números de informações.

O HealthBot consegue fazer pesquisas detalhadas em grandes dados para conseguir métricas aceitáveis para quem precisa. Assim, as análises são feitas em dois dias, enquanto com outras alternativas, a mesma análise aconteceria, no mínimo, em uma semana”, explica Murilo Wadt, diretor geral da HealthBit.

Ele foi desenvolvido como uma resposta à necessidade de processar dados que são inviáveis de serem feitos em bancos de dados relacionais normais.

“Com ele, pode-se testar sequências de procedimentos e cruzamentos que no SQL simplesmente teríamos timeout. Trabalhamos com bases grandes e que permitem cruzamentos encadeados complexos. Somente com o Big Data podemos executá-los”, diz Wadt.

Facilitadores

img

A HealthBit conta com uma equipe de saúde que trabalha em conjunto com a empresa, acompanhando todos os processos da gestão de saúde feita pela HealthBit nas organizações.

Esses enfermeiros e enfermeiras do #TimeSaúdeHBit são chamados de facilitadores e atuam, diariamente, ao lado das equipes de Recursos Humanos (RH) das organizações, pensando em programas de saúde e formas de melhorar e potencializar a saúde de todos os colaboradores, com base na análise de dados feita pela HealthBit.

Este projeto inovador e criado pela HealthBit, chamado “Facilitadores - Unindo tecnologia e ciência de dados”, foi reconhecido e faz parte do conjunto de iniciativas Nursing Now Brasil. “O reconhecimento mostra que o papel dos facilitadores realmente é inovador e tem um impacto relevante na saúde da população’, diz Milene Marmol, líder da área de saúde da HealthBit.

O Nursing Now é uma campanha global, que visa melhorar a saúde, elevando o perfil e status da enfermagem em todo o mundo. Ela é executada em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho Internacional de Enfermeiros e teve como objetivo valorizar e dar visibilidade para as iniciativas inovadoras e de destaque em saúde, que são feitas e lideradas por enfermeiras.

Programas de saúde

Já pensou em ter um programa de saúde que realmente se enquadre nas necessidades dos seus colaboradores? Pois a HealthBit tem!

Com a análise de dados feita pelo time de Dados, conseguimos definir qual problema de saúde ou ponto precisa de mais atenção e, assim, com o time de saúde, planejar e executar um programa de saúde com foco no que realmente é preciso.

Por exemplo, caso a análise de dados da HealthBit mostre uma grande quantidade de gestantes na organização, é possível criar um programa de gestantes, para auxiliá-las com informações e atenções especiais nesse momento.

Células de trabalho da Covid-19

Desde o início da pandemia, toda nossa equipe se movimentou para lidar com as infecções do novo coronavírus da melhor forma. Para isso, criamos as células de trabalho da Covid-19, nas quais já passaram mais de 300 mil vidas e mais de 12 mil foram acompanhadas de perto.

“A célula faz todo o processo de gerenciamento da Covid, desde os questionários de triagem de sintomas e otimização de testagens até os acompanhamentos de casos suspeitos, confirmados e monitoramento pós-Covid”, diz Milene Marmol, líder de saúde da HealthBit.

Além disso, as células também contam com ações como análise de dados e monitoramento das ações de controle, sendo cada uma de todas as etapas personalizadas de acordo com o setor e a necessidade do cliente. “Contamos com uma estrutura funcional para o atendimento completo das necessidades de cada organização. Os times de saúde, tecnologia e dados se unem para criar boas práticas e auxiliar no suporte ao cliente com nosso acompanhamento da saúde dos colaboradores, a customização das tecnologias oferecidas pela HealthBit e análise detalhada dos dados de saúde”, diz Milene.

img

Gestão pós-Covid

Como já falamos um pouco, as células de Covid também fazem o monitoramento pós-Covid. Isso é necessário porque as sequelas da doença, entre elas perda de concentração e hipertensão, trazem o risco real de que aqueles afetados por elas se tornem pacientes contínuos, com custos e problemas recorrentes.

O que pode impactar diretamente a empresa: já que as sequelas tendem a gerar redução de performance, afastamentos e aumentam os custos com o plano de saúde.⁠

Pensando na preocupação das organizações de como cuidar do colaborador que já foi positivado pelo coronavírus, a HealthBit trouxe uma solução de acompanhamento adequado para ajudar a minimizar os impactos causados pela infecção de Covid-19 na rotina profissional e pessoal: o programa pós-Covid.

Ele conta com mapeamento e definição dos critérios de risco, protocolos específicos para cada uma das sequelas, acompanhamento mensal feito por enfermeiro e muitas outras ações.

Essas são só algumas das inovações que a HealthBit trouxe para a gestão de saúde de empresas. Caso queira conhecer todos os nossos serviços e como podemos ajudar a melhorar a saúde dos seus colaboradores, entre em contato no e-mail comercial@healthbit.com.br