Dia Mundial da Saúde: como cuidar da saúde dos colaboradores

O Dia Mundial da Saúde acontece no dia 7 de abril e tem como objetivo trazer uma reflexão sobre temas ligados à saúde física e mental, qualidade de vida, incentivos à pesquisa na medicina, promoção da igualdade de acesso às estruturas de saneamento básico, alimentação saudável, dentre outras.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1950, sendo no mesmo dia da fundação, em 7 de abril de 1948, e aniversário da instituição.

Todo ano, a OMS define um tema para que sejam promovidos debates a respeito, trazendo a atenção dos Estados-Membros da Organização para o assunto. A campanha deste ano é “Construindo um mundo mais justo e saudável”, que chama a atenção para a desigualdade ao acesso à saúde e pede aos líderes que garantam que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem.

Pensando na data, no #BlogHBit desta semana vamos falar sobre a importância de se prevenir e cuidar da sua saúde e, também, como você pode cuidar da saúde do seu colaborador.

A importância da prevenção na área da saúde

Devemos sempre ter em mente que prevenir uma doença evita que haja a infecção dela e, assim, evita-se seus sintomas, consequências e complicações. No âmbito empresarial, o acompanhamento e prevenção de saúde do colaborador pode trazer muitos benefícios, como atração e fidelização de talentos, menos faltas, atrasos, afastamentos e absenteísmo e aumento da produtividade.

Além disso, pode trazer economia e retorno financeiro. Uma pesquisa feita pela Associação Beneficente dos Empregados em Telecomunicações (Abet), em 2012, mostra que a empresa tem, desde 2004, uma economia que varia de R$1,50 a R$4,50 para cada real investido em prevenção.

E agora que já vimos os principais benefícios da prevenção na área de saúde, inclusive, dentro da organização, como você pode cuidar e auxiliar na prevenção de saúde do colaborador?

Como cuidar da saúde do seu colaborador no Dia Mundial da Saúde

Já oferecemos diversas dicas de como cuidar da saúde do colaborador, com o acompanhamento da saúde mental e, inclusive, como incentivar os colaboradores a terem uma cultura de prevenção. Pensando no Dia Mundial da Saúde, decidimos reunir essas dicas e acrescentar mais algumas para mostrar de forma mais ampla como este cuidado pode ser feito.

Ofereça plano de saúde
Image Gif

Um dos primeiros passos e mais fundamentais para cuidar e incentivar este cuidado com a saúde é fornecer plano de saúde empresarial.

Este tipo de plano tem crescido muito, principalmente por conta da pandemia. No Boletim Covid-19, feito pela Agência Nacional de Saúde (ANS), de março de 2020, começo da pandemia, a fevereiro de 2021, ocorreu um aumento de contratação de planos em todas as modalidades, sendo que o maior percentual foi verificado nos coletivos empresariais, sendo 1,81% a mais em relação a março de 2020.

O plano de saúde empresarial também auxilia na aquisição e retenção de talentos, no aumento da produtividade deles, que se sentem importantes para a organização e se dedicam mais às demandas.

Além de ajudar financeiramente, permitindo um desconto na declaração do imposto de renda, os planos de saúde podem evitar gastos extras causados por complicações em procedimentos e doenças - que poderiam ter sido evitados caso houvesse ocorrido um tratamento correto.

Também podem ser ofertados diversos programas de benefícios, por exemplo de medicamentos, como é ofertado pela Univers, a gestora de saúde da Raia Drogasil, que administra programas de benefícios na aquisição de medicamentos trazendo mais saúde e qualidade de vida aos beneficiários e economia e praticidade às empresas.

Faça os exames ocupacionais

Os exames ocupacionais, como o periódico, de admissão, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional são importantes tanto para o contratante quanto para o funcionário, uma vez que servem de proteção para os dois na garantia de seus direitos.

Realizar esses exames é fundamental para saber se o profissional possui condições para exercer suas atividades e para preservar a saúde do trabalhador e prevenir o surgimento de doenças ocupacionais."

Garanta o bem-estar do colaborador

Image Gif

Fornecer frutas, promover atividades em grupo para que todos conversem, ter horário flexível, a possibilidade constante de home office não só durante a pandemia, são algumas ações para melhorar o bem-estar do colaborador.

Todos esses benefícios fazem parte do salário emocional, que é um conjunto de benefícios que tem fatores emocionais e motivacionais que fazem com que a pessoa comece a trabalhar em uma empresa e continue trabalhando nela, de forma motivada a realizar seu trabalho.

Essas ações que auxiliam no bem-estar dos colaboradores tem um super efeito positivo. De acordo com uma pesquisa da Bright Horizons, dois terços dos funcionários que disseram estar com alto nível de satisfação colocam um esforço a mais nas tarefas realizadas por eles.

Além disso, uma pesquisa feita pela organização CVA Solutions apontou que 67% das pessoas entrevistadas que disseram ser mais felizes, afirmaram, também, terem uma saúde boa ou excelente.

As bases do salário emocional são:

  • Empresa incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional: que pode acontecer por meio do oferecimento de cursos ou a possibilidade de se fazer um;
  • Organização possuir um ambiente agradável: que é muito importante porque quando a pessoa chega animada para trabalhar e não com medo ou esgotada pelo clima pesado do lugar, ela fica mais produtiva e engajada;
  • Empresa e colaboradores terem valores e culturas alinhados;
  • Colaborador sentir que faz parte das tomadas de decisões: trazendo um sentimento de pertencimento e de importância;
  • Incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional: pois, cria-se uma relação de confiança e gratidão quando a organização incentiva e cria a possibilidade de que o colaborador tire momentos e períodos para resolver questões da vida pessoal.
  • Cuide da saúde mental

    Image Gif

    A saúde mental é um dos pontos que precisam de muita atenção dentro da organização. Já que um relatório da OMS aponta que a ansiedade é a segunda condição mental, depois da depressão, com maior incidência de incapacidade na maioria dos países analisados para o estudo.

    Por isso, é muito importante acompanhar a saúde mental de diversas maneiras. Aqui na HealthBit cuidamos da saúde mental dos colaboradores mesmo à distância.

    Oferecemos o Benefício Saúde Mental, que consiste em um reembolso para quem faz terapia e é aplicável a qualquer membro do time, com a intenção de democratizar o acesso a esse tipo de suporte, e, também, é feita a meditação, como uma forma de continuarmos com as aulas de ioga que eram feitas presencialmente.

    Além disso, são feitos Espaços Abertos, que são reuniões gerais para manter todos os funcionários cientes das estratégias adotadas pela empresa, abrindo para discussões e sugestões de todos. Esses espaços reforçam a política de transparência e a abertura da comunicação interna e é um esforço para diminuir a ansiedade, natural em um contexto tão incerto, por meio da atualização constante e avisos prévios do que pode ocorrer.

    Por fim, também são feitas rodas de conversa e bate-papos sobre saúde mental, que possuem o intuito de compartilhar como está sendo a adaptação de cada um ao trabalho totalmente remoto e estimular a reflexão sobre as ações e estratégias que podem auxiliar cada colaborador a manter seu equilíbrio mental e emocional no momento, respectivamente.

    Realize campanhas

    Campanhas de saúde já são muito comuns em empresas e, por meio de informações, auxilia a lembrar as pessoas da importância de prevenção e cuidado para evitar doenças específicas.

    Com temas como de vacinação, setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, são ideais para conscientizar os colaboradores sobre segurança e saúde.

    Vale incentivá-los a procurar médicos e fazer exames de rotina, falar sobre sintomas e prevenção, por meio de conteúdos, informativos e eventos especiais, como palestras e rodas de conversa.

    Ofereça palestras com temas focados em saúde

    Image Gif

    Uma outra forma de informação que pode frisar a importância do cuidado com a saúde são as palestras corporativas.

    Elas são importantes para potencializar o aprendizado e desempenho de cada pessoa em sua respectiva função, valorizar e motivar a equipe, além de auxiliar a transmitir a cultura e os valores da empresa e, também, integrar toda a equipe.

    As palestras agregam ainda mais confiança e credibilidade nesta jornada de cuidado com o colaborador. E é interessante convidar um profissional da saúde, especialista em determinados assuntos, para fazer uma apresentação e conversar com todos os colaboradores.

    Neste Dia Mundial da Saúde, que tal fazer com que ocorra um momento de conhecimento e aprendizado? A HealthBit neste mês de abril está oferecendo algumas palestras focadas na saúde dos seus colaboradores. Com duração de 1 hora, e feitas de forma virtual, por vídeo chamadas, através do Google Meet ou Microsoft Teams, os temas são:

  • Sedentarismo na vida moderna
  • Tabagismo: fumar alivia a tensão?
  • Consequências fisiológicas e emocionais do uso do álcool
  • Importância da respiração correta
  • Mindfulness: controle o estresse
  • Como montar uma refeição nutritiva?
  • Tema personalizado, onde nosso time saúde pode criar uma palestra personalizada e especial para a sua empresa.
  • Caso queira saber mais sobre as palestras, entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@healthbit.com.br

    E na sua empresa, quais ações são feitas para promover a saúde dos profissionais? Conte para a gente nas nossas redes sociais!