HealthBit apresenta palestra em projeto do Instituto Claro

A enfermeira e analista de saúde da HealthBit, Beatriz Andrade, foi convidada pelo Instituto Claro a ministrar a palestra “Inteligência Emocional, Redes Sociais e Pandemia” no Programa Dupla Escola. A conversa, que aconteceu dia 30 de junho de 2021, atingiu mais de 60 jovens, entre 14 e 18 anos.

Segundo Beatriz, foi muito importante para ela participar deste projeto já que ela e os alunos interagiram com reflexões sobre o contexto atual, questionando os hábitos cotidianos com a tecnologia, inclusive pensando em melhores saídas para usar as redes sociais a favor da saúde mental neste momento de isolamento social.

“Fiquei empolgada ao falar sobre inteligência emocional com esses jovens, uma vez que o entendimento sobre nossas emoções nos traz clareza, e aprender estratégias para lidar melhor com o estresse cotidiano e ferramentas práticas para buscar o equilíbrio emocional nesta idade é muito valioso”, diz.

Ainda de acordo com Beatriz, a palestra proporcionou um momento de construção para todos, já que nela foi apresentado o funcionamento biológico das emoções e que, com esse conhecimento, existe a possibilidade de gerenciá-las.

“Também, estar conscientes dos impactos da tecnologia na nossa saúde a partir do entendimento do funcionamento dos algoritmos facilita que usemos isso para manter relações saudáveis. Nós engajamos esses jovens a estarem no fluxo de construção de si mesmo a partir do entendimento teórico e escolhas mais conscientes no dia a dia. Estou muito feliz em ter contribuído positivamente na formação desses alunos!”, diz.

O convite para a palestra e feedbacks

A HealthBit já tem uma parceria com a Claro para ministrar palestras no programa Bem Estar Social, no qual os analistas de saúde da HealthBit apresentam um tema no formato de bate-papo, com um roteiro de mediação, com perguntas e resposta.

Em uma dessas palestras, surgiu o convite para apresentar um bate-papo no programa Dupla Escola, e antes da apresentação, foi feita uma reunião prévia para alinhar o conteúdo dos especialistas de saúde da HealthBit com as reais necessidades dos alunos do programa, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus.

“Os feedbacks foram muito positivos e os alunos participaram muito, com perguntas bem complexas. Foi incrível porque deu para notar que, realmente, ajudamos eles nas questões que eles tinham, com dicas práticas para lidar com as questões abordadas no bate-papo neste contexto”, diz Beatriz Andrade.

O Programa Dupla Escola

O projeto Dupla Escola oferece Ensino Médio integrado ao curso técnico-profissionalizante em telecomunicações na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele é realizado, desde 2014, pelo Instituto Claro, em parceria com a Secretaria Estadual do Rio de Janeiro, na Escola Estadual Hebe Camargo e conta com quatro laboratórios técnicos eletrônicos e conteúdo específico para a biblioteca.

De acordo com o site do projeto, os alunos conhecem o mercado de trabalho por meio de visitas a empresas do ramo, como a Star One, e podem ser registrados como profissionais técnicos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), facilitando a entrada deles no mercado de trabalho.