Janeiro Branco: como a saúde mental impacta o trabalho

Um grupo de psicólogos de Minas Gerais iniciou, em 2014, uma campanha com o objetivo das pessoas voltarem seus olhares para as questões subjetivas do ser humano, de modo a promover uma cultura de saúde mental: o Janeiro Branco.

A intenção da campanha é que passa-se a investir em psicoeducação, para que as pessoas possam começar a aprender como identificar os problemas psicológicos, de forma a se prevenir e evitar que se tornem algo mais grave no futuro. E, desta forma, a população pode parar de enxergar a saúde mental como um tabu e procurar ajuda profissional para lidar com essa área da saúde.

É muito importante ter esse investimento e cuidado com saúde mental também no ambiente de trabalho. Isso porque uma pesquisa realizada pela representante nacional da International Stress Management Association (ISMA-BR) mostrou que 9 em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade de diferentes graus. E de acordo com o Ministério da Previdência Social, nos últimos 10 anos, a concessão de auxílio-doença acidentário devido a saúde mental aumentou em quase 20 vezes.

Aqui no #BlogHBit já falamos sobre fatores que podem impactar a saúde mental dos colaboradores, qual a importância do sono para a saúde mental e de acompanhar a saúde mental dos colaboradores, além de também mostrar como o estresse e a ansiedade prejudicam o trabalho. Por isso, neste post, pensando na campanha Janeiro Branco, vamos abordar como a saúde mental pode impactar o trabalho.

Como a saúde mental pode impactar o trabalho

Redução da capacidade, desempenho e produtividade

De acordo com dados do Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a depressão prejudica a capacidade física em 20% dos casos e reduz o desempenho cognitivo em 35% dos casos.

Além disso, um dos principais impactos é na produtividade dos colaboradores: com a saúde mental abalada, o profissional passa a ter dificuldade de concentração.

A falta de produtividade também pode ser ocasionada pela insônia que a pessoa que sofre com ansiedade e estresse pode ter e pelo cansaço que ela passa a sentir.

Problemas de interações e isolamentos
img

O absenteísmo significa a falta ou ausência dos colaboradores por meio de faltas, atrasos ou acidentes, podendo ser ocasionados por motivos como problemas de saúde, pessoais e familiares.

Assim, a saúde mental pode impactar o trabalho porque pode causar sintomas físicos que podem começar a fazer com que o profissional comece a se ausentar muito do trabalho por conta de dores de cabeças, dores de estômago, taquicardia e falta de ar. Além disso, a pessoa pode parar de sentir motivação no trabalho realizado e começar a faltar.

O colaborador, também, pode continuar a ir ao trabalho mas não render o mesmo quanto antes, fazendo parte da estatística de presenteísmo.

img
Aumento dos gastos e perda financeira

Como uma saúde mental abalada pode trazer sintomas físicos, aumentam os gastos com a saúde do profissional que passa a ir em diversos especialistas para tratar os sintomas, além dos cuidados com a saúde mental.

Também, são perdidos 84 milhões de dólares, nos Estados Unidos, por causa da falta de produtividade, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Gallup.

Por fim, de acordo com uma pesquisa da OMS, depressão e ansiedade custam 1 trilhão de dólares para a economia mundial e a cada dólar investido em tratamentos há um retorno de quatro dólares em termos de saúde e capacidade dos trabalhadores.

Além dessas dicas, existem diversos outros impactos que a saúde mental pode ocasionar no trabalho. Uma ideia para melhorá-la no ambiente de trabalho é incentivar, diariamente, que todos cuidem de si mesmos e de sua saúde física e mental, inclusive com terapia.

A HealthBit se preocupa com a saúde mental dos seus colaboradores, principalmente neste período de pandemia, e modificamos, intensificamos e criamos algumas ações para cuidar do nosso time.

Fique ligado no #BlogHBit e nas nossas redes sociais para saber mais sobre saúde mental e as campanhas de todo o ano!