Pandemia: Como a HealthBit está cuidando da saúde mental dos funcionários

A HealthBit está trabalhando de maneira totalmente remota desde 13 de março de 2020 - depois de ter acontecido no Brasil o primeiro contágio entre pacientes, alguém que não havia viajado e contraído a doença em outros país.

Um estudo realizado pela empresa norte-americana Express Scripts revelou que, entre 16 de fevereiro e 15 de março, as prescrições de remédios antidepressivos e contra ansiedade e insônia aumentaram 21%, atingindo seu ápice na semana em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Coronavírus era uma pandemia. Em tempos como este, em que a maior parte da população está ficando o tempo todo em suas casas, a preocupação com a saúde mental das pessoas tornou-se uma pauta importante.

E na HealthBit não foi diferente. Se antes já eram feitas ações para cuidar da saúde mental dos funcionários, mais algumas foram acrescentadas depois da pandemia para auxiliar a todos neste momento e torná-lo o mais tranquilo possível.

Confira as ações tomadas pela HBit para garantir a saúde mental dos colaboradores:

Benefício Saúde Mental

A HealthBit oferece o “Benefício Saúde Mental” desde 2019. Esse benefício consiste em um reembolso para quem faz terapia e é aplicável a qualquer membro do time, com a intenção de democratizar o acesso a esse tipo de suporte.

Mesmo com o distanciamento físico, o benefício foi mantido para que muitos possam continuar a realizar as consultas de forma online.

Meditação

Uma atividade que era realizada presencialmente toda semana na HealthBit, antes do contexto da pandemia e de trabalho remoto, eram aulas de Yoga no escritório. Quem quisesse participar, era só ir com uma roupa confortável e se juntar aos alunos.

“A forma que encontramos de manter esses encontros semanais foi de trazer a meditação, que também faz parte da prática de Yoga e uni-la com um momento de conversa com o time”, diz Aline Mendes, líder de Recrutamento e Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO).

Assim, no mesmo dia e horário em que as aulas de yoga aconteciam, a professora Rafaela Figueiredo, encontra os colaboradores por vídeo e todos conversam sobre algo relacionado aos cuidados do corpo e da mente e depois fazem exercícios de respiração e meditação guiadas.

Espaço Aberto

Antes deste período, a HealthBit já realizava apresentações chamadas “Espaços Abertos”, que são reuniões gerais para manter todos os funcionários cientes das estratégias adotadas pela empresa, abrindo para discussões e sugestões de todos. “Isso reforça a política de transparência e a abertura da comunicação interna e é um esforço para diminuir a ansiedade, natural em um contexto tão incerto, por meio da atualização constante e avisos prévios do que pode ocorrer”, diz Aline.

Rodas de Conversa

Uma das ações criadas justamente para este momento. Com o intuito de compartilhar como está sendo a adaptação de cada um ao trabalho totalmente remoto, são formados grupos, por meio de sorteios, e as pessoas conversam sobre o momento, a criação de rotinas e formas de lazer.

“Apesar de grande parte do nosso time já ter tido vivências de trabalho remoto, o contexto é bem diferente e entendemos que o compartilhamento pode ajudar nesse processo. Além de ajudar na adaptação, é muito bom conversar uns com os outros”, diz Verônica Mangili, analista de Recrutamento e Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO).

Bate-papo sobre Saúde Mental

A HealthBit também ofereceu um bate-papo com os colaboradores para falar sobre saúde mental durante este período e como o atual momento pode afetar as pessoas ou não. “Também visamos estimular a reflexão sobre as ações e estratégias que podem auxiliar cada colaborador a manter seu equilíbrio mental e emocional no momento”, explica Verônica.

A saúde mental dos trabalhadores é muito importante na vida corporativa, pois, pode afetar o desempenho e qualidade de vida dos funcionários..

Ela deve ser pensada e trabalhada sempre, não somente em períodos como este. Por conta disso, sempre busque melhorar a saúde mental e o bem-estar de todos os seus funcionários.

Para saber mais como a HealthBit está lidando neste momento e como ela potencializa a saúde dos seus colaboradores, e dos seus clientes, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar nosso blog!