Por que investir em setembro amarelo na sua empresa?

Setembro Amarelo é uma campanha internacional que visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida, conhecido como CVV, junto com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria e tem chamado muito a atenção nos últimos anos, principalmente dentro das empresas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por suicídio. Também, 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda e os métodos mais comuns de suicídio em nível global são: ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo.

A campanha de Setembro Amarelo é uma medida de incentivar e conscientizar as pessoas de que o suicídio pode ser prevenido e incentivar formas para que essa prevenção aconteça. Mas não é só sobre suicídio que o Setembro Amarelo alerta, é também sobre saúde mental.

Como é sempre muito importante cuidar da saúde mental do seu colaborador, no #BlogHBit desta semana vamos responder o porquê é preciso investir em ações de Setembro Amarelo na sua empresa.

Prevenção ao suicídio

De acordo com a OMS, 90% dos suicídios que acontecem no mundo podem ser prevenidos com uma rede de apoio em torno da vítima. Para isso, são necessárias diversas ações e se atentar aos sinais do suicídio demonstrados por quem está pensando nisso.

Segundo o Ministério da Saúde, não existe uma forma específica para detectar quando uma pessoa está vivendo uma crise suicida. Por essa razão, a pasta destaca que é importante prestar atenção aos sinais que cada indivíduo emite e observar se eles se manifestam ao mesmo tempo.

Alguns pontos de atenção são:

  • Aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas;
  • Súbita preocupação com a morte, associada a uma espécie de falta de esperança;
  • Expressões de ideias ou de intenções suicidas, com frases como “eu preferia estar morto”, “eu não posso fazer nada”, “eu não aguento mais”, eu sou um perdedor e um peso pros outros” e “os outros vão ser mais felizes sem mim”;
  • Dizer outras expressões, como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria poder dormir e nunca mais acordar” e “é inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”;
  • Isolamento, já que quem tem pensamentos suicidas tende a evitar contato com outras pessoas, recusando telefonemas, reduzindo ou até mesmo cancelando atividades sociais e até mesmo diminuindo a interação nas redes sociais.
img

De acordo com a OMS, o suicídio é um problema de saúde pública e pode ser evitado em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo. Para uma efetiva prevenção, as respostas nacionais necessitam de uma ampla estratégia multissetorial.

A OMS indica as seguintes medidas preventivas eficazes:

  • Restringir o acesso aos meios utilizados, como pesticidas e armas de fogo;
  • Mídia passar informações responsáveis;
  • Introdução de políticas sobre o álcool;
  • Treinamento dos profissionais de saúde;
  • Identificação e tratamento precoce;
  • Acompanhamento e apoio da sociedade.

Por que investir em setembro amarelo na empresa?

Uma campanha de Setembro Amarelo na empresa pode ajudar nos dois últimos pontos das medidas preventivas: identificação e tratamento precoce e acompanhamento e apoio da sociedade.

Com as ações de informação e conhecimento dentro da empresa, todos os colaboradores aprendem sobre a prevenção do suicídio e podem ajudar a identificar os comportamentos de uma crise suicida em si e nos colegas. Assim, eles mesmo podem pedir ajuda ou oferecê-la a quem está precisando.

Além disso, o Setembro Amarelo pode ser uma ótima oportunidade de falar sobre saúde mental, já que a ansiedade e estresse atrapalham não só a vida pessoal, mas também o trabalho realizado pelo profissional e, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais.

O Setembro Amarelo pode ser uma data importante para começar uma cultura de cuidado com a saúde mental dos colaboradores na empresa, falando sobre o tema sem preconceito e de uma forma acolhedora.

Quando a empresa mostra que está disposta a ajudar o colaborador nos momentos em que ele precisa, ele sente que pertence ao lugar, sentindo-se mais feliz e produtivo. Além disso, essas são formas de prevenção e cuidado com o funcionário.

img

Existem diversas ações e maneiras de investir no Setembro Amarelo dentro da empresa, como criar momentos de descontração e cuidar do bem-estar dos colaboradores, dentro e fora da organização, como fazer medidas que melhoram o sono, que interfere na saúde mental, e oferecer ou facilitar o acesso a sessões de terapia.

Outras formas podem ser através de conteúdos e informações, que podem ser oferecidos aos colaboradores por meio de vídeos, palestras com especialistas e rodas de conversa sobre saúde mental.

Para te ajudar neste ponto, desenvolvemos um vídeo informativo sobre o Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio para ser transmitidos em televisões e enviado aos colaboradores. Para fazer o download do vídeo completo, cadastre-se aqui http://healthbit.paginas.digital/video-setembro-amarelo