Por que o acompanhamento da saúde do seu colaborador pode te poupar gastos?

Pensar em estratégias para aprimorar a saúde do trabalhador pode parecer um processo caro. Mas é preciso ter em mente que todo investimento que implica em uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, na verdade, poupa gastos no futuro. A HealthBit trabalha com um método provado de identificação de ineficiências, planejamento e execução e, depois da coleta de dados e uma análise de inteligência de mercado, começa com a implementação de execução de programas de saúde.

Os programas de saúde da HBit incluem justamente o acompanhamento da saúde do colaborador e existem várias formas de realizar esse acompanhamento que é sempre levando em conta as particularidades de cada um dos diferentes ramos de negócio. Os cases não negam que fazer esse acompanhamento traz muito benefícios para o trabalhador e para a empresa e que resultam também em economia.

Além da economia, ainda existem outros fatores importantes e benéficos para a empresa e colaborador de fazer o acompanhamento da saúde:

Atração e fidelização de talentos

Bons planos de saúde são um dos fatores que atraem e fidelizam funcionários. É comum ouvir de alguém que acaba de mudar de emprego que “a empresa é ótima, tem um pacote de benefícios enorme e um plano de saúde incrível”, não é mesmo? Como já falamos por aqui, oferecer plano de saúde empresarial traz muitas vantagens.

As ações de acompanhamento da saúde realizadas na empresa são ainda mais eficientes, pois não dependem da iniciativa do funcionário de utilizar o plano de saúde. Essas estratégias são uma forma de estimular o sentimento de pertencimento a um grupo e, além disso, do orgulho de fazer parte da corporação. Quando a empresa demonstra preocupação com a saúde do colaborador, ele sente-se respeitado e valorizado.

Menos faltas, atrasos e afastamentos

O acompanhamento continuado da saúde dos trabalhadores minimiza em até 40% atrasos e faltas. Além disso, consultas de rotina podem detectar doenças antes que elas se tornem graves, evitando sofrimento desnecessário e o afastamento prolongado de funcionários. Em muitos casos, os tratamentos são mais rápidos e eficientes quando realizados nos primeiros estágios das doenças.

Aumento da produtividade

Você já deve ter ouvido falar que “colaborador feliz trabalha melhor”. O bem-estar e a motivação pessoal são essenciais para uma boa produtividade dos colaboradores. Cuidar da saúde do seu funcionário é também cuidar da saúde da sua própria empresa!

A preocupação honesta com a saúde de seus funcionários é um modo prático de estabelecer que os colaboradores são preciosos para a sua organização (e são mesmo!). O resultado disso é o fortalecimento da imagem da corporação. Sentindo-se valorizado, o colaborador fica mais satisfeito e é mais produtivo.

Medicina preventiva e economia em saúde

Você sabia que para cada US$1 investido em prevenção na saúde, US$4 são gerados com aumento de produtividade? Essa economia é um dos maiores benefícios advindos do acompanhamento da saúde do trabalhador.

A medicina preventiva vai muito além dos exames exigidos pela lei, oferece segurança e pode garantir que as empresas reduzam perda financeira e mais do que isso: melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

A HealthBit tem o objetivo de levar saúde para todos e, aliando a tecnologia e análise de dados, conseguimos mapear a saúde dos funcionários e dependentes, avaliando de forma única a saúde de todas as vidas da empresa para desenvolver programas internos de prevenção e cuidado.

Para isso, é importante contar com um time de saúde que possa trazer informações seguras e, claro, acompanhar os quadros de saúde dos colaboradores. Isso garante a potencialização da saúde de todos os funcionários e garante economia, principalmente nos reajustes com plano de saúde.

Para exemplificar, imagine que na sua equipe estão acontecendo muitas faltas por gripe, uma sugestão é a empresa considerar a vacinação em massa no local de trabalho. O custo da vacina pode ser bem menor do que o das faltas, principalmente se somado ao valor-hora de equipamentos parados por falta de operadores ou ao custo de contratar mão-de-obra temporária. Além disso, pode-se fazer a limpeza dos filtros de ar-condicionado e incentivar o hábito de lavar a mão mais vezes por dia.

Vale lembrar que são muitas as possibilidades de planos de prevenção e workshops que podem ajudar durante o acompanhamento da saúde do colaborador e reduzir custos.A HealthBit está preparada para ajudar durante esta nova política e gestão de saúde. Entre em contato com nossa equipe clicando aqui e saiba quais são os melhores programas de saúde para sua empresa.