Quais são as diferenças entre os testes para detectar a Covid-19

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) revelou que a procura por testes de Covid-19 em farmácias de todo o Brasil aumentou 44% entre o fim de novembro e a semana que antecede o Natal. De acordo com os dados, de 29 de novembro a 5 de dezembro, foram feitos 95.674 testes. Após 15 dias, na semana de 13 a 19 de dezembro, foram contabilizados 137.618 testes.

A Associação também afirma que os testes buscados foram os chamados "rápidos", ou seja, o sorológico e PCR-LAMP, que possui resultados que saem em alguns minutos.

Com mais compreensão do novo coronavírus, existem diversos testes disponíveis para detectar a infecção. Pensando nisso, no #BlogHBit desta semana vamos falar sobre os tipos de teste de Covid-19 e quais são as diferenças entre eles.

Tipos de teste de Covid

RT-PCR

O teste RT-PCR é o mais indicado, pois é considerado o padrão em referência para diagnosticar a Covid-19. A coleta é feita por meio de swab nasal, que é um grande cotonete, que é introduzido no nariz ou na garganta para colher a secreção respiratória com o material genético do vírus vivo. Deve ser feito na primeira semana dos sintomas, de preferência até o 5º dia de sintomas.

É o mais sensível de todos, tendo mais de 90% de precisão, e demora de 1 a 3 dias para sair o resultado.

img
PCR-Lamp

Uma nova forma de exame PCR, porém menos invasiva. Além disso, é mais barato e pode ser comprado diretamente pelo consumidor final. Ele é feito pela saliva e pode chegar a 99% de especificidade e mais de 80% de sensibilidade.

Sorologia

Os testes chamados imunológicos de sorologia identificam a presença de anticorpos, IgA, IgM e IgG, no sangue do paciente. Caso tenha resultado positivo, significa que o organismo fez uma forma de defesa para parar o vírus, indicando que a pessoa já teve uma infecção pelo vírus no passado.

Esse teste é ótimo para indicar a resposta imune do organismo por uma antiga infecção ou pela vacinação. A coleta desse teste é feita por meio de sangue e é preciso ter pelo 10 dias desde o início dos sintomas para a realização do teste.

Testes rápidos

Os testes rápidos são os nomes populares dos testes que trazem os resultados em menos tempo do que o RT-PCR, podendo ser em até alguns minutos.

Existem dois tipos de testes:

  • Antígeno: Esse teste pode ser nasal e oral (tendo coleta no nariz ou na boca, respectivamente). O resultado pode sair entre 15 e 30 minutos e pode ser feito entre o 1º e 5º dia de sintomas. Auxilia a detectar se a pessoa está infectada pelo coronavírus.
  • Sorologia: O teste de sorologia coleta um pouco de sangue retirado da ponta do dedo e identifica que a pessoa possui anticorpos contra o coronavírus. Também tem o resultado mais rápido.
img

Diferenças entre os testes

Existem algumas diferenças entre os testes. A primeira é caso a pessoa queira identificar se está infectada no momento ou se ela já foi infectada ou possui anticorpos contra o vírus, para o caso de quem foi vacinado.

Depois dessa primeira diferença, as principais são o tempo em que sai o resultado e a precisão do mesmo, já que os testes rápidos são um pouco menos precisos, mas ainda podem apresentar uma taxa superior a 95% de precisão.

Assim, é importante avaliar o seu caso, se está com sintomas ou se teve contato com alguém infectado ou se gostaria de saber se já foi infectado. Desta forma, é mais fácil identificar qual o melhor tipo de teste. E, claro, caso tenha alguma dúvida, procure um serviço de saúde.

Caso queira saber mais sobre Covid-19 e formas de prevenção e detecção, fique ligado no #BlogHBit para mais conteúdos.