Setembro Amarelo: quais ações podem ser feitas nas empresas?

A campanha de Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio, está chegando e as organizações estão se atentando cada vez mais a essa data e pensando em ações que podem ser feitas nas empresas.

Já dissemos no #BlogHBit porquê é importante investir em ações de Setembro Amarelo na sua empresa que, inclusive, podem ser ótimas oportunidades para criar uma cultura de cuidado com a saúde mental.

Essa atenção contínua com a saúde mental é importante porque segundo o Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade, do Governo Federal, em 2017, os transtornos mentais e comportamentais, como altos níveis de estresse, foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. Foram mais de 17 mil casos de concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez registrados entre 2012 e 2016 por este motivo.

Pensando justamente neste cuidado com a saúde dos colaboradores, no #BlogHBit vamos falar algumas das ações de Setembro Amarelo que podem ser feitas na organização e, inclusive, aquelas que podem auxiliar a estabelecer uma cultura de cuidado com a saúde mental.

Ações de Setembro Amarelo

Durante todo o mês de Setembro, diversas ações que podem ser feitas para conscientizar seus profissionais a respeito da prevenção do suicídio e a importância do cuidado com a saúde mental.

Todas, inclusive, podem ajudar na implementação da cultura de cuidado com a saúde, tanto mental quanto física, já que cada uma das ações podem ser feitas em outros meses e períodos do ano, relacionadas a outros temas para incentivar o cuidado completo com a saúde e o bem-estar.

img

Palestras

As palestras são uma das melhores formas de informar seus colaboradores sobre o tema, com dados e conhecimentos do suicídio e o cuidado com a saúde mental.

Por meio delas, os funcionários terão um momento dedicado com um profissional de área de saúde para aprender mais sobre a prevenção do suicídio, porque falar sobre o tema é a melhor solução, como identificar os sinais e o que fazer para ajudar quem pensa em suicídio, além de também conhecer mais sobre como o sono prejudicar a saúde mental e a importância de dormir bem.

Rodas de conversas

As rodas de conversas são um bate-papo focado em um tema específico. Com elas, os funcionários podem aprender um pouco sobre o tema, enquanto conversam entre si a respeito dele.

Assim, eles podem aprender e trocar experiências sobre cuidados com a saúde mental deles mesmos e de outras pessoas.

Informativos e materiais educativos

Outra forma de levar conhecimento sobre saúde mental para os colaboradores é por meio de informativos e materiais educativos, como vídeos, textos de blog, entre outros. Assim como as palestras, essas são uma ótima maneira de informar seus colaboradores.

Para realizar essas ações é possível contratar uma empresa, com foco em saúde, que pode fazê-las na organização.

As empresas especializadas trazem profissionais com estudo e experiência nesses assuntos e que podem trazer uma abordagem focada na real necessidade da empresa.

A HealthBit está oferecendo um pacote com diversas ações para o Setembro Amarelo da sua empresa, como palestras, rodas de conversas, minicursos, entre outros. Mande um e-mail para contato@healthbit.com.br para saber mais!

Além disso, a HealthBit também está disponibilizando gratuitamente um vídeo que pode ser enviado ou exibido para os colaboradores que traz dados e dicas sobre a prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental. Para fazer o download do vídeo, acesse: http://healthbit.paginas.digital/video-setembro-amarelo